Tétrade elementar (Schell) - Sunset Riders

 Lucas Paiva Cedro

Atividade: Análise de um jogo a partir da tétrade elementar de Schell.
Jogo: Sunset Riders
Plataforma: SNES

Narrativa
Um grupo de pistoleiros, caçadores de recompensa, percorrem o oeste dos Estados unidos em busca dos mais terríveis foras da lei, e suas respectivas recompensas.

Mecânica
·         Espaço
Espaço padronizado, no tempo do velho oeste americano. Plataforma inferior e superior, permitindo o jogador subir em sacadas ou andar pelo chão. Jogo de plataforma e Shoot-'Em-Up.

·         Objetos, atributos e estados
Objeto
Atributo
Estado
Pequenos revólveres.
Vidas iniciais
Chances para o jogador.
Corações amarelos.
Vidas extras
Aumenta chances do jogador.
Emblemas de xerife prata.
Dual fire 
Duplica arma do jogador que esteja com os personagens que usam pistola ou aumenta a área de acerto dos personagens com espingarda. Caso já tenha coletado esse item o jogador ganha 2000 pontos.
Emblemas de xerife dourada.
Rapid fire 
Aumenta velocidade do disparo de tiros, gerando a possibilidade de tiros contínuos. Caso já tenha coletado esse item o jogador ganha 2000 pontos.
Pequeno monte de moedas
Moedas
Soma 2000 pontos ao sistema de competição dos jogadores
Alimento
Frango assado
Soma 2000 pontos ao sistema de competição dos jogadores
Dinamite
Explosivo
Item jogado por alguns inimigos, o jogador pode pegar e jogar, próximo a explosão o jogador será notificado com um ponto de exclamação.
Personagem 1
Steve
Adora atirar, utiliza pistola com tiros mais rápidos.
Personagem 2
Billy
Adora bebidas e mulheres, utiliza pistola com tiros mais rápidos.
Personagem 3
Bob
Não é muito fã de bebidas alcoólicas e fica tímido próximo das mulheres, utiliza espingarda com tiros mais espalhados, atingindo maior área.
Personagem 4
Cormano
Mexicano que é fascinado por tiros, utiliza espingarda com tiros mais espalhados, atingindo maior área.
Chefe 1
Simon Greedwel.
Primeiro chefe, proprietário de gado roubado. Caso vença-o receberá a recompensa de $10.000 (pontuação)
Chefe 2
Hawkeye Hank Hatfield
Bandido mestre de saque rápido. Caso vença-o receberá a recompensa de $20.000 (pontuação)
Chefe 3
Dark Horse
Responsável pelo terror nas cidades com o seu cavalo preto. Caso vença-o receberá a recompensa de $30.000 (pontuação)
Chefe 4
Smith Brothers
Causadores de problemas nas cidades. Caso vença-o receberá a recompensa de $40.000 (pontuação)
Chefe 5
El greco.





Amigo de Cormano, capanga de Sir Richard Rose. Caso vença-o receberá a recompensa de $50.000 (pontuação)
Chefe 6
Chief Scalpem,
Chefe de uma tribo nativa, trabalha para Sir Richard Rose. Caso vença-o receberá a recompensa de $60.000 (pontuação)
Chefe 7
Paco Loco.
Segurança da barragem de acesso à mansão de Sir Richard Rose. Caso vença-o receberá a recompensa de $70.000 (pontuação)
Chefe 8
Sir Richard Rose.
Rico inglês, barão de terras de ocidentes, aplicando sua própria lei. Caso vença-o receberá a recompensa de $100.000 (pontuação)
Arma 1
Pistola
Tiros rápidos
Arma 2
Espingarda
Tiros espalhados
Inimigos
Capangas dos foras da lei.
Atira contra o jogador, quando morto gera 100 pontos ao jogador.
Obstáculos
Caixas e madeiras
Coisas para o jogador pular para conseguir continuar a fase.

·         Ações
Ações operacionais: Escolher entre quatro personagens, possibilidade de andar em duas direções (frente e trás), atirar em 8 direções, pular e descer alternados sobre duas plataformas, agachar, jogar bombas, se atirar no chão com as pernas para frente.
·         Ações resultantes
Atirar em barris para cair em cima do inimigo e mata-lo, esperar o inimigo se esconder e mudar sua posição facilitando mata-lo, desviar dos tiros dos inimigos e após isso mata-los.

·         Regras
Em Sunset Riders você tem a possibilidade de jogar com um jogador, ou em modo cooperativo com no máximo dois jogadores. O jogador pode selecionar entre três níveis de dificuldade, e cada um tem suas características, segue abaixo:
·         Fácil: Inicia o jogo com cinco vidas e cinco continues.
·         Médio: Inicia com quatro vidas e quatro continues.
·         Difícil: Inicia o jogo com três vidas e três continues.
Obs: Em todos os níveis a munição é infinita.
O jogador pode selecionar o seu personagem entre as quatro opções que foi relatado no item de objetos logo acima, após a escolha o jogador só consegue trocar o personagem caso perca todas suas vidas e use o continue para iniciar novamente do início da fase atual. Quando há somente a perda de uma vida, o jogador é reiniciado do ponto que ele morreu. Caso acabe os continues o jogo é reiniciado para o início automaticamente. O jogador ganha vidas extras quando acumula 50.000 pontos. Não há possibilidade de ganhar continues extras.
O jogador consegue matar seus inimigos, com exceção do chefe, com apenas um tiro, porém também perde uma vida com apenas um tiro, deixando o jogo com uma grande dificuldade. Para matar o chefe, o jogador deve acertar uma grande quantidade de tiros. Os itens que proporcionam melhoria nas armas dos jogadores durante a fase citados na parte de objetos têm duração até a morte do personagem, assim caso o jogador perca a vida ele deve coletar novamente esses itens durante o restante da fase para obter novamente as melhorias nas armas. Quando o jogador mata o chefe de uma respectiva fase, o mesmo ganha uma certa pontuação de acordo com o chefe (pontuação detalhada por chefe na parte de objetos), porém quando está em modo cooperativo com dois jogadores, a pontuação vai para quem atirou mais no chefe. A morte dos inimigos durante a fase gera 100 pontos por inimigo para o jogador. Temos um total de 8 fases, e com duas fases bônus que transfere o jogo para 1º pessoa, que o jogador deve matar cinquenta inimigos que aparecem na tela, assim ganhando pontos. Temos o objetivo de matar todos foras da lei, e receber as recompensas, e no modo cooperativo com uma pequena competição entre os jogadores para ver quem tem a maior pontuação no final do jogo.

·         Habilidades
Físicas: Somente a ação do jogador de apertar os botões do controle para interagir com o jogo.
Mentais: Estratégia para desviar, e atirar no momento certo para matar seus inimigos.
Sociais: No modo cooperativo, conversar com seu parceiro para dividir os itens de melhoria durante a fase, e fazer uma estratégica para que finalizem o jogo mais rápido.
Não são necessárias habilidades reais, somente habilidades virtuais como descrito acima.
Para o jogador ficar preso ao jogo temos a elevada dificuldade, gerando o desafio ao jogador. Já começamos a fase com inimigos atirando, assim deixando o jogador sem tempo de tirar a atenção do jogo. E como o jogador morre somente com um tiro dos inimigos, força o jogador ter concentração máxima, pois um momento de distração pode custar uma vida ou se estiver sem vidas e sem continues, retornar ao início do jogo.

·         Probabilidade
Não temos muitas surpresas para o jogador, as fases mudam esteticamente, mas sempre o jogador deve matar alguns inimigos até chegar no chefe, e matar o chefe para ganhar a recompensa e ir para próxima fase, repetindo este ciclo.
Podemos matar os inimigos com tiros diretamente neles, ou em algumas partes dos jogos podemos atirar em barris para cair em cima do inimigo, ou jogar uma bomba que alguns inimigos jogam em você.

Estética
Toda estética do jogo é voltada para o tema de velho oeste, as fases se passam em vilarejos, com casas de madeira, caixas, barris, carroças, bares, desertos, trens, fenos, entre outros itens de velho oeste. Os personagens usavam roupas daquela época, e as cores deles são mais fortes. Inimigos trajam roupas de cowboys. O modo que era apresentado os chefes no início de cada tela, com um cartaz de procurado, dentro do estilo velho oeste. Fundo das fases se repetem, porém, fases curtam não deixa isso muito notável. Texturas bem definidas não deixam a imagem tremida. Jogo em 16 bits. O Bonus stage transfere o jogo para 1º pessoa.
Temos poucas falas e textos, somente algumas frases de efeito nas apresentações e morte dos chefes, e também no momento que temos o cartaz de procurado com o detalhe da recompensa e a frase “vivo ou morto”, se referindo ao chefe da fase. O formato das letras também ao estilo velho oeste. O jogo está no idioma inglês, sem possibilidade de alteração.
Falando do áudio, trilha sonora se adequa ao velho oeste. Sons de gemidos dos inimigos quando morrem sempre o mesmo, e comemoração dos personagens ao matar o chefe também se repetem. Temos os barulhos de cavalos, tiros e bombas que empolgam o jogador. A trilha sonora passa emoções para os jogadores, como quando temos o game over, toca uma música triste passando a ideia de derrota.

Tecnologia
Para jogar sunset riders, o jogador deve possuir um console SNES, com um ou dois controles, o cartucho do jogo, uma televisão, e energia elétrica para ligar estes componentes. Também feito em versões para arcade e mega drive.
Para este jogo não temos equipamentos extras para proporcionar novas experiências ao jogador.
Falamos acima da tecnologia essencial para o jogo, porém sunset riders não temos um diferencial para falar sobre tecnologia decorativa.







Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário