Atividade: Análise de
um jogo a partir da tétrade elementar de Schell.
Jogo: Sunset Riders
Plataforma: SNES
Plataforma: SNES
Narrativa
Um
grupo de pistoleiros, caçadores de recompensa, percorrem o oeste dos Estados
unidos em busca dos mais terríveis foras da lei, e suas respectivas
recompensas.
Mecânica
·
Espaço
Espaço
padronizado, no tempo do velho oeste americano. Plataforma inferior e superior,
permitindo o jogador subir em sacadas ou andar pelo chão. Jogo de plataforma e Shoot-'Em-Up.
·
Objetos, atributos e estados
Objeto
|
Atributo
|
Estado
|
Pequenos revólveres.
|
Vidas iniciais
|
Chances para o
jogador.
|
Corações amarelos.
|
Vidas extras
|
Aumenta chances do
jogador.
|
Emblemas de xerife
prata.
|
Dual fire
|
Duplica arma do
jogador que esteja com os personagens que usam pistola ou aumenta a área de
acerto dos personagens com espingarda. Caso já tenha coletado esse item o
jogador ganha 2000 pontos.
|
Emblemas de xerife
dourada.
|
Rapid fire
|
Aumenta velocidade do
disparo de tiros, gerando a possibilidade de tiros contínuos. Caso já tenha
coletado esse item o jogador ganha 2000 pontos.
|
Pequeno monte de
moedas
|
Moedas
|
Soma 2000 pontos ao
sistema de competição dos jogadores
|
Alimento
|
Frango assado
|
Soma 2000 pontos ao
sistema de competição dos jogadores
|
Dinamite
|
Explosivo
|
Item jogado por
alguns inimigos, o jogador pode pegar e jogar, próximo a explosão o jogador
será notificado com um ponto de exclamação.
|
Personagem 1
|
Steve
|
Adora atirar, utiliza
pistola com tiros mais rápidos.
|
Personagem 2
|
Billy
|
Adora bebidas e
mulheres, utiliza pistola com tiros mais rápidos.
|
Personagem 3
|
Bob
|
Não é muito fã de
bebidas alcoólicas e fica tímido próximo das mulheres, utiliza espingarda com
tiros mais espalhados, atingindo maior área.
|
Personagem 4
|
Cormano
|
Mexicano que é
fascinado por tiros, utiliza espingarda com tiros mais espalhados, atingindo
maior área.
|
Chefe 1
|
Simon Greedwel.
|
Primeiro chefe,
proprietário de gado roubado. Caso vença-o receberá a recompensa de $10.000
(pontuação)
|
Chefe 2
|
Hawkeye Hank Hatfield
|
Bandido mestre de
saque rápido. Caso vença-o receberá a recompensa de $20.000 (pontuação)
|
Chefe 3
|
Dark Horse
|
Responsável pelo
terror nas cidades com o seu cavalo preto. Caso vença-o receberá a recompensa
de $30.000 (pontuação)
|
Chefe 4
|
Smith Brothers
|
Causadores de
problemas nas cidades. Caso vença-o receberá a recompensa de $40.000
(pontuação)
|
Chefe 5
|
El greco.
|
Amigo de Cormano,
capanga de Sir Richard Rose. Caso vença-o receberá a recompensa de $50.000
(pontuação)
|
Chefe 6
|
Chief Scalpem,
|
Chefe de uma tribo
nativa, trabalha para Sir Richard Rose. Caso vença-o receberá a recompensa de
$60.000 (pontuação)
|
Chefe 7
|
Paco Loco.
|
Segurança da barragem
de acesso à mansão de Sir Richard Rose. Caso vença-o receberá a recompensa de
$70.000 (pontuação)
|
Chefe 8
|
Sir Richard Rose.
|
Rico inglês, barão de
terras de ocidentes, aplicando sua própria lei. Caso vença-o receberá a
recompensa de $100.000 (pontuação)
|
Arma 1
|
Pistola
|
Tiros rápidos
|
Arma 2
|
Espingarda
|
Tiros espalhados
|
Inimigos
|
Capangas dos foras da
lei.
|
Atira contra o
jogador, quando morto gera 100 pontos ao jogador.
|
Obstáculos
|
Caixas e madeiras
|
Coisas para o jogador
pular para conseguir continuar a fase.
|
·
Ações
Ações
operacionais: Escolher entre quatro personagens, possibilidade de andar em duas
direções (frente e trás), atirar em 8 direções, pular e descer alternados sobre
duas plataformas, agachar, jogar bombas, se atirar no chão com as pernas para
frente.
·
Ações resultantes
Atirar
em barris para cair em cima do inimigo e mata-lo, esperar o inimigo se esconder
e mudar sua posição facilitando mata-lo, desviar dos tiros dos inimigos e após
isso mata-los.
·
Regras
Em
Sunset Riders você tem a possibilidade de jogar com um jogador, ou em modo
cooperativo com no máximo dois jogadores. O jogador pode selecionar entre três
níveis de dificuldade, e cada um tem suas características, segue abaixo:
·
Fácil: Inicia o jogo com cinco vidas e cinco
continues.
·
Médio: Inicia com quatro vidas e quatro
continues.
·
Difícil: Inicia o jogo com três vidas e três
continues.
Obs:
Em todos os níveis a munição é infinita.
O
jogador pode selecionar o seu personagem entre as quatro opções que foi
relatado no item de objetos logo acima, após a escolha o jogador só consegue
trocar o personagem caso perca todas suas vidas e use o continue para iniciar
novamente do início da fase atual. Quando há somente a perda de uma vida, o
jogador é reiniciado do ponto que ele morreu. Caso acabe os continues o jogo é
reiniciado para o início automaticamente. O jogador ganha vidas extras quando
acumula 50.000 pontos. Não há possibilidade de ganhar continues extras.
O
jogador consegue matar seus inimigos, com exceção do chefe, com apenas um tiro,
porém também perde uma vida com apenas um tiro, deixando o jogo com uma grande
dificuldade. Para matar o chefe, o jogador deve acertar uma grande quantidade
de tiros. Os itens que proporcionam melhoria nas armas dos jogadores durante a
fase citados na parte de objetos têm duração até a morte do personagem, assim
caso o jogador perca a vida ele deve coletar novamente esses itens durante o
restante da fase para obter novamente as melhorias nas armas. Quando o jogador
mata o chefe de uma respectiva fase, o mesmo ganha uma certa pontuação de
acordo com o chefe (pontuação detalhada por chefe na parte de objetos), porém
quando está em modo cooperativo com dois jogadores, a pontuação vai para quem
atirou mais no chefe. A morte dos inimigos durante a fase gera 100 pontos por
inimigo para o jogador. Temos um total de 8 fases, e com duas fases bônus que
transfere o jogo para 1º pessoa, que o jogador deve matar cinquenta inimigos
que aparecem na tela, assim ganhando pontos. Temos o objetivo de matar todos
foras da lei, e receber as recompensas, e no modo cooperativo com uma pequena
competição entre os jogadores para ver quem tem a maior pontuação no final do
jogo.
·
Habilidades
Físicas:
Somente a ação do jogador de apertar os botões do controle para interagir com o
jogo.
Mentais:
Estratégia para desviar, e atirar no momento certo para matar seus inimigos.
Sociais:
No modo cooperativo, conversar com seu parceiro para dividir os itens de
melhoria durante a fase, e fazer uma estratégica para que finalizem o jogo mais
rápido.
Não
são necessárias habilidades reais, somente habilidades virtuais como descrito
acima.
Para o
jogador ficar preso ao jogo temos a elevada dificuldade, gerando o desafio ao
jogador. Já começamos a fase com inimigos atirando, assim deixando o jogador
sem tempo de tirar a atenção do jogo. E como o jogador morre somente com um
tiro dos inimigos, força o jogador ter concentração máxima, pois um momento de
distração pode custar uma vida ou se estiver sem vidas e sem continues,
retornar ao início do jogo.
·
Probabilidade
Não
temos muitas surpresas para o jogador, as fases mudam esteticamente, mas sempre
o jogador deve matar alguns inimigos até chegar no chefe, e matar o chefe para
ganhar a recompensa e ir para próxima fase, repetindo este ciclo.
Podemos
matar os inimigos com tiros diretamente neles, ou em algumas partes dos jogos
podemos atirar em barris para cair em cima do inimigo, ou jogar uma bomba que
alguns inimigos jogam em você.
Estética
Toda
estética do jogo é voltada para o tema de velho oeste, as fases se passam em
vilarejos, com casas de madeira, caixas, barris, carroças, bares, desertos,
trens, fenos, entre outros itens de velho oeste. Os personagens usavam roupas
daquela época, e as cores deles são mais fortes. Inimigos trajam roupas de
cowboys. O modo que era apresentado os chefes no início de cada tela, com um
cartaz de procurado, dentro do estilo velho oeste. Fundo das fases se repetem,
porém, fases curtam não deixa isso muito notável. Texturas bem definidas não
deixam a imagem tremida. Jogo em 16 bits. O Bonus stage transfere o jogo para
1º pessoa.
Temos
poucas falas e textos, somente algumas frases de efeito nas apresentações e
morte dos chefes, e também no momento que temos o cartaz de procurado com o
detalhe da recompensa e a frase “vivo ou morto”, se referindo ao chefe da fase.
O formato das letras também ao estilo velho oeste. O jogo está no idioma
inglês, sem possibilidade de alteração.
Falando
do áudio, trilha sonora se adequa ao velho oeste. Sons de gemidos dos inimigos
quando morrem sempre o mesmo, e comemoração dos personagens ao matar o chefe
também se repetem. Temos os barulhos de cavalos, tiros e bombas que empolgam o
jogador. A trilha sonora passa emoções para os jogadores, como quando temos o
game over, toca uma música triste passando a ideia de derrota.
Tecnologia
Para
jogar sunset riders, o jogador deve possuir um console SNES, com um ou dois
controles, o cartucho do jogo, uma televisão, e energia elétrica para ligar
estes componentes. Também feito em versões para arcade e mega drive.
Para
este jogo não temos equipamentos extras para proporcionar novas experiências ao
jogador.
Falamos
acima da tecnologia essencial para o jogo, porém sunset riders não temos um
diferencial para falar sobre tecnologia decorativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário