Lucas Paiva Cedro
Evaniel Bruno
Felipe Lisboa
Evaniel Bruno
Felipe Lisboa
Jogo: O administrador
de sonhos
Plataforma: Mobile
Plataforma: Mobile
Narrativa
Um homem
é contratado para estagiar na A.D Enterprises, uma empresa que administra
sonhos de todo ser do universo (pessoas, cachorros, extraterrestres,
dinossauros, etc.), garantindo que todos seres acordem a tempo de seus
compromissos e metas. Ele é levado para o local de trabalho, uma sala de
controle, onde através de um monitor controla os sonhos. Ele é treinado e
depois segue sua carreira. Seu objetivo é alcançar o cargo de CEO da empresa,
para isso terá que mostrar suas competências e habilidades em administrar
sonhos que serão adquiridos durante sua carreira profissional, e subir cargo a
cargo. Após conquistar seu objetivo, deve se esforçar muito para que ninguém assuma
o seu cargo, e consequentemente caia de posição e fatalmente seja demitido.
Mecânica
·
Espaço
Espaço diferenciado, além de estar dentro da empresa, os
sonhos podem se passar em diversos locais, terrestres ou extraterrestres, local
existente ou inexistente. Somente uma plataforma, onde os objetos inseridos
pelo jogador irão se mover, e interagir entre eles. Jogo de plataforma 2D, de
estratégia.
·
Objetos, atributos e estados
Objeto
|
Atributo
|
Estado
|
Esteira
|
Esteira do sonho
|
Onde os objetos para
interagir no sonho irão passar para a escolha do jogador.
|
Prateleiras
|
Subconsciente
|
Local para o jogador
guardar objetos, para utiliza-los em outro momento no jogo, assim evitando de
esse objeto demorar a aparecer na esteira.
|
Barra 1
|
Barra do tempo de
sonho
|
Barra onde será
estipulada a meta e limite de aceitação da proximidade da meta. Será enchido
com um liquido azul conforme o tempo de sonho for avançando.
|
Barra 2
|
Barra de qualidade de
sonho.
|
Mede a qualidade de
sonho, mediante os objetos inseridos pelo jogador.
|
Monitor
|
Tela de controle.
|
Onde o sonho
acontece, e o jogador visualiza o sonhador, e qual a meta a cumprir.
|
Ranking
|
Mural de cargos da
empresa.
|
Onde o jogador
visualiza qual posição e qual sua pontuação no jogo, e quem está a sua frente
e abaixo de você.
|
Pessoas, ETs,
super-heróis, dinossauros, animais, carros, prédios, chuva, vento, sol, neve,
monstros, insetos, cidades, planetas, lua, parque, estádio de futebol,
quarto, apartamento, prisão, programa de televisão, trovões, terra, mar,
terremoto, luz, escuridão, etc
|
Ingredientes do
sonho.
|
Objetos e cenários
que o jogador poderá inserir no sonho para sua administração.
|
Sonhador 1
|
Homem
|
Um dos sonhadores que
o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 2
|
Cachorro
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 3
|
Tiranossauro rex
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 4
|
Bebê
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 5
|
Extraterrestre
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 6
|
Super-herói
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 7
|
Guerreiro
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 8
|
Deus da mitologia
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 9
|
Monstro
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 10
|
Anjo
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 11
|
Ninja
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 12
|
Formiga
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 13
|
Jovem
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 14
|
Caveira
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhador 15
|
Zumbi
|
Um dos
sonhadores que o jogador terá que administrar o sonho.
|
Sonhadores premiums
|
Político, rockeiro,
jogador de futebol, artista famoso, cientista maluco, vampiro, etc
|
Sonhadores que só
serão disponibilizados, caso forem comprados com a moeda do jogo.
|
Botão de loja
|
Loja
|
Local para o jogador
comprar itens e sonhadores premiums.
|
Pote com líquido azul
|
Tranquilizante
|
Item que faz o
sonhador ficar em um sono profundo. O jogador irá somente se talvez ganhar
quando avançar de tela, ou comprar com as moedas do jogo.
|
Pote com líquido
vermelho
|
Agitação
|
Item que faz o
sonhador ficar agitado, e próximo de acordar. O jogador irá somente se talvez
ganhar quando avançar de tela, ou comprar com as moedas do jogo.
|
Prateleira premium
|
Prateleira
|
Espaço mais para
subconsciente. O jogador irá somente se talvez ganhar quando avançar de tela,
ou comprar com as moedas do jogo.
|
·
Ações
Ações
operacionais: Escolher e inserir objetos para gerar e interferir nos sonhos, escolher
fase para jogar dentro das disponíveis, ativar ou desativar som e música,
comprar alguns objetos com moedas do jogo, acompanhar sua atual posição da empresa
e ver quem está acima e abaixo de você, compartilhar sua posição nas redes
sociais.
·
Ações resultantes
Combinar
objetos dentro do sonho para melhorar a qualidade do sonho, inserir objetos que
retirem outro objeto que está fazendo o sonhador acordar, guardar moedas do
jogo para comprar itens e sonhadores adicionais.
·
Regras
Em O
administrador de sonhos só é possível jogar com um único jogador. A dificuldade
do jogo irá se evoluindo de acordo com o andamento das fases. Para entrar no
jogo, será necessário o cadastro com uma rede social (Facebook) ou e-mail, e
quando o jogador se cadastrar com e-mail tem a opção de inserir uma foto para
confecção do seu crachá virtual, em caso da rede social, o jogo irá inserir a
foto de perfil. Após isso o jogador será direcionado para a sala de controle,
onde receberá instruções de como jogar. Para administrar o sonho, temos na tela
o espaço que irá ocorrer o sonho, e o jogador terá em sua disposição os objetos
citados, que irão passar em uma esteira na parte superior do jogo, assim ele
escolhe um objeto para inserir. Na esteira os objetos passam e caso o jogador
não escolha, esse objeto pode aparecer novamente, porém sem um tempo
determinado, mas sempre no início do jogo será disponibilizado cenários para
que o jogador inicie o sonho, após isso serão disponibilizados objetos e
cenários de forma aleatória. O jogador não controla os objetos nos sonhos,
somente os insere e os objetos terão suas ações programadas pelo jogo. Temos um
limite de até 20 objetos inseridos dentro de um sonho e 1 cenário, assim caso o
jogador chegue a esse limite, deve esperar que as interações entre os objetos
nos sonhos retirem algum outro objeto para que ele possa voltar a inserir. Após
a inserção do objeto no jogo, o jogador só consegue retira-lo inserindo outro que
retire o objeto desejado, ou um objeto que já esteja dentro do jogo retire esse.
Já para o jogador que já tem um sonho ocorrendo dentro do cenário inicialmente
escolhido e decide mudar, escolhe outro que estiver passando na esteira, quando
inserido este novo cenário, ficará em stand by por um tempo de 30 segundos,
aguardando que o jogador insira algum objeto que leve o sonho para aquele
cenário. Exemplo: O jogador está com um sonho inicialmente em um estádio de
futebol, porém escolhe um novo cenário da lua, terá ele que inserir objetos como
um foguete, para que seja levado para lua, caso o jogador não consiga inserir
nenhum objeto que conduza o sonho ao novo cenário escolhido, o novo cenário
saíra de standy by e possivelmente poderá aparecer na esteira novamente.
Temos
o subconsciente do jogador, que será simplesmente um retângulo na lateral esquerda
da tela, onde o jogador poderá arquivar objetos que estiverem passando no
momento na esteira, mas ele não quer usá-lo naquele exato momento, e com medo
de demorar para aparecer esse objeto novamente, arquiva-o no subconsciente e
pode usá-lo algum momento depois, limite de 5 objetos e cenários.
Para
cada fase será estipulado um sonhador, inicialmente são eles:
Homem
|
Cachorro
|
Tiranossauro rex
|
Bebê
|
Extraterrestre
|
Super-herói
|
Guerreiro
|
Deus da mitologia
|
Monstro
|
Anjo
|
Ninja
|
Formiga
|
Jovem
|
Caveira
|
Zumbi
|
O
jogador pode jogar quantas vezes ele quiser a mesma fase depois de liberada,
porém o local que o sonhador estiver dormindo sempre será alterado. Cada
sonhador terá uma meta a para cumprir, por exemplo: O homem está dormindo no
metrô e precisa acordar em sua estação, assim o jogador terá que administrar o
sonho para que acorde no exato momento que o homem chegue na estação. Isso será
controlado pela barra de tempo de sonho, temos na parte lateral direita da tela
uma barra que mostra para o jogador o tempo de sonho que ele deve completar
naquela fase, ou seja a meta, assim o tempo de sonho deve durar até ou próximo
a meta estipulada na barra, e outra barra será a de qualidade de sono,
localizada também na lateral direita, que mostrará para o jogador se o sono do
sonhador está profundo ou tão leve que pode acordar, levando o jogador a
derrota naquela fase, caso o sonhador acorde fora do limite de proximidade da
meta. Dependendo do local onde o sonhador estiver, alguns personagens podem
aparecer incomodando ou melhorando o seu sono, fazendo cair ou aumentar a
qualidade do sono. Para o jogador concluir a meta ou chegar próximo ele deve
administrar o sonho, para que quando chegue perto da meta na barra de sonho, já
comece a fazer o sonhador acordar. Para fazer o sonhador acordar o jogador terá
que parar de inserir objetos, e aguardar que os objetos atualmente no sonho se
acabem, ou inserir objetos que consigam retirar alguns do sonho, finalizando o
mesmo, ou inserir diversos objetos que não agradam o sonhador, levando o mesmo
acordar. O jogador irá identificar que o objeto inserido não fez bem para o
sonhador, quando ele inserir o objeto e na câmera na parte inferior direita da
tela, irá ver a animação do sonhador resmungando, e também irá verificar a
barra de qualidade de sono está caindo.
Para
concluir a fase o jogador terá que cumprir a meta, ou chegar próximo à meta na
barra de tempo de sonho (será estipulado na barra a meta e até onde o sonhador
pode acordar, sendo assim caso finalize a tela na meta ou no limite próximo
estipulado na barra, a fase será concluída).
Agora
entramos na parte de pontuação. A pontuação será contada de acordo com que o
jogador conseguiu chegar próximo ou concluir a meta, será ela conforme abaixo:
·
100 pontos para quando o jogador concluir a
meta.
·
50 pontos para quando o jogador chegar próximo
a meta
·
Pontos extras: 100 pontos extras para quando o
jogador concluir a fase sem inserir nenhum objeto que desagradou o sonhador.
(Sonho perfeito)
Essa
pontuação será refletida no ranking da empresa, onde para cada vez que o
jogador for aumentando sua pontuação ele irá subir de cargo, conforme abaixo:
Cargo
|
Pontuação
necessária
|
*Salário
|
Estagiário
|
0 a 300
|
2 moedas
|
Contratado
|
300 a 600
|
3 moedas
|
Tempo integral
|
600 a 1000
|
4 moedas
|
Analista
|
1000 a 1400
|
6 moedas
|
Gerente auxiliar
|
1400 a 2000
|
8 moedas
|
Gerente
|
2000 a 2600
|
10 moedas
|
Vice gerente geral
|
2600 a 3400
|
13 moedas
|
Gerente geral
|
3400 a 4300
|
16 moedas
|
Diretor
|
4300 a 5300
|
19 moedas
|
Diretor Sênior
|
5300 a 6400
|
22 moedas
|
Vice-presidente
|
6400 a 7600
|
25 moedas
|
Presidente
|
7600 a 10000
|
30 moedas
|
CEO
|
10000 a diante.
|
40 moedas
|
*A
cada sonho administrado com sucesso, o jogador recebe o seu salário. Em caso de
“sonho perfeito” o jogador recebe um adicional de 2 moedas em seu salário.
Caso o
jogador não consiga atingir ou chegar próximo a meta, ele perderá pontos no
ranking, que pode ocasionar a queda seu desligamento da empresa, onde o jogo é
reiniciado. E também fique dias sem entrar no jogo, ele acaba perdendo pontos e
descendo de cargo.
O
ranking será composto por personagens fictícios do jogo, e também por amigos da
sua rede social (Facebook) cadastrada que possuam o jogo, gerando a competição.
Quando
você é promovido a gerente ou cargos acima, as pessoas que estiverem abaixo de
você no ranking jogarem e concluírem o sonho, geraram 1 ponto para os jogadores
com cargo acima de gerente a cada partida jogada.
Temos
também o sistema de compras, com seu salário (Moedas) o jogador pode comprar
tipos específicos de sonhadores e itens adicionais.
·
Habilidades
Físicas:
Somente a ação do jogador de utilizar o touch do celular para interagir com o
jogo.
Mentais:
Estratégia para administrar o sonho da melhor forma.
Sociais:
Interação com os amigos das redes sociais que possuírem o jogo, através do
ranking de pontuação e posição na empresa.
Não
são necessárias habilidades reais, somente habilidades virtuais como descrito
acima.
Para o
jogador ficar preso ao jogo temos a progressão de dificuldade, gerando um novo
desafio ao jogador a cada nova fase. A cada fase é estipulada uma meta de
acordo com o sonhador, caso o jogador realize essa meta, ele adquire mais
pontuação, e sua pontuação será de acordo a proximidade ou conclusão da meta.
Temos a implantação do sistema de ranking de pontuação e posição da empresa,
onde o jogador irá competir com os NPC do jogo e amigos de sua rede social que
também joguem o jogo.
·
Probabilidade
Temos
muitas surpresas no jogo, já que o jogador irá administrar o sonho do início ao
fim, podendo gerar diversas combinações de objetos. E como o local dos
sonhadores sempre irão se alterar, o jogador terá que descobrir quais cenários
e objetos que irão o ajudar a cumprir a meta do sonho, e caso coloque um objeto
que gere pontuação negativa, descobrir quais objetos ele pode inserir para
retirar o objeto que gerou pontuação negativa.
Estética
Toda
estética do jogo é voltada para áreas de uma empresa, onde passa para o jogador
uma sensação que está dentro de uma, por exemplo, quando o jogador criar sua
conta no jogo, o mesmo terá um crachá com seu nome e foto, e toda vez que
entrar no jogo e sair verá uma animação de uma mão passando o crachá no
marcador de horário, gerando a imersão do jogador nessa atmosfera proposta pelo
jogo. Já quando o jogador estiver
administrando os sonhos, o cenário pode se passar em diversos lugares, isso vai
depender da escolha do jogador, os objetos são variados, não sendo de uma
temática específica. Um jogo 2D, com cartoon como estilo das artes. Os
sonhadores estarão deitados em um lugar onde seja possível um ser vivo dormir,
por exemplo: Um humano pode estar dormindo em sua cama, no metrô, no sofá, etc.
Já o extraterrestre pode estar dormindo das estrelas, na lua, etc. Assim temos
elementos diversificados, não sendo específico de algum tema.
Temos
poucas falas e textos, somente os textos no menu do jogo, as orientações no
início do jogo, a meta escrita para o jogador sempre saber o que deve cumprir,
nome dos cenários e objetos que pode inserir no jogo, a interação dos objetos
dentro do sonho pode ter falas, porém não será identificado pelo jogador, por
exemplo: Dois objetos irão se interagir no jogo, e quando forem conversar entre
si, o jogador verá somente a animação dos objetos conversando sem falas. O jogo
está no idioma português do Brasil ou inglês.
Falando
do áudio, trilha sonora será de músicas tranquilas no menu do jogo, músicas que
possam levar a pessoa a ideia de estrar dormindo e sonhando. Já nos sonhos.
Despendendo como o jogador estiver conduzindo o sonho, a trilha sonora irá se
alterando.
Falando
de efeitos sonoros, sons de sirene tocando para anunciar o início da jornada de
trabalho, dependendo dos objetos inseridos nos sonhos, poderemos ter explosões,
som de chuva, passos, gritos, cantos de passarinhos, latido de cachorro,
ventania, trovões, risadas, choro, rugidos, entre outros, assim gerando uma
imersão do jogador no que está acontecendo no sonho e auxiliando na
administração.
Tecnologia
Para
jogar O administrador de sonhos, o jogador deve possuir um smatphone, com no
mínimo uma tela de 4,5 polegadas, com tecnologia touchscreen, sistema
operacional Android ou IOS.
A utilização do fone de ouvido pode melhorar a
experiência do jogador, devido os efeitos sonoros e trilha sonora do jogo.
Falamos
acima da tecnologia essencial para o jogo, pois O administrador de sonhos não
temos um diferencial para falar sobre tecnologia decorativa.
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